Páginas

As marcas do verdadeiro cristão


Rev. Josimar Rocha

...Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos
Atos 11.26

É muito comum chamarmos alguém pelo seu apelido ao invés do nome real. Algo parecido aconteceu com Barnabé, Saulo e a igreja de Antioquia. Durante um ano estes homens de Deus se reuniram com a igreja e ensinavam a muitos. Foi em meio a está busca de pessoas que os discípulos foram pela primeira vez chamados de cristãos. 

Mas o que significa ser chamado de cristão? Melhor ainda, quais são as marcas do verdadeiro cristão?


O verdadeiro cristão é nascido de novo
O termo “cristão” de acordo com o dicionário significa "aquele que professa a religião de Cristo", "que professa o cristianismo ou lhe é relativo". É um termo associado ao exercício da religiosidade. Muitas pessoas se enquadram nesse aspecto nos dias de hoje. 

Todavia, ser um cristão não é apenas ser simpatizante do cristianismo ou ser alguém de hábitos religiosos. É necessário nascer de novo! É isso que Jesus coloca como requisito a Nicodemos para que ele pudesse ver o Reino dos Céus (João 3.1-6)

O processo de "nascer de novo" ocorre quando Deus nos transforma em seus seguidores, realizando uma obra completa em nossas vidas. “E assim se alguém está em Cristo é nova criatura as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” - 2 Coríntios 5.17. 

O Novo Nascimento é uma obra exclusiva de Deus. Ele a realiza mediante a atuação poderosa do Espírito Santo que nos convence de todo pecado, e nós, em contrapartida, nos rendemos a este maravilhoso amor. Quem sabe, hoje você precisa voltar ao primeiro amor? Ou ainda, tenha que nascer de novo?

O verdadeiro cristão é um seguidor de Cristo
Jesus diz: “as minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, elas me seguem” - João 10.27. Essa declaração do Senhor contém três características da ovelha, que podem ser atribuídas ao verdadeiro discípulo que é um seguidor de Cristo:

a) "ouvem a minha voz" - ouvimos a voz de Cristo através da Palavra quando buscamos nas escrituras conhecer melhor a sua vontade .

b) "Eu as conheço" - Jesus sabe quem são os seus seguidores, os seus verdadeiros discípulos. Não é uma vida de aparência, afinal é possível enganar muita gente, mas não a Deus. Por essa razão é preciso ser sincero e reconhecer na vida os erros e pecados. 

c) “Elas me seguem” - Há muitos que se dizem cristãos, mas vivem uma vida de pecado em desobediência frontal à Palavra de Deus. A Bíblia diz que “aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” - 1 João 2.6. Seguir a Cristo implica em conhecer a sua vontade, obedecê-la incondicionalmente e imitá-lo em suas atitudes. 

Examine a sua vida. Você está obedecendo incondicionalmente a Palavra de Deus? Está vivendo uma vida que agrada a Deus?

O Cristão verdadeiro tem Jesus como Senhor
Jesus não é apenas o nosso Salvador. Ele precisa ser o Senhor absoluto de nossa vida, aquele que tem toda a autoridade, o dono do nosso coração. 

Jesus é o Senhor porque Ele pagou o preço por nós quando morreu na cruz por causa dos nossos pecados. Devemos servi-lo sem reservas! 

Você tem obedecido incondicionalmente ao Senhor Jesus?

Para pensar
“As decisões que você tomar hoje determinarão as historias que você contará amanhã” - Craig Groeschel

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.